Apesar das geadas, Argentina deve colher mais trigo este ano

Publicado em 26/09/2013 15:37

A Argentina deverá colher mais trigo nesta temporada do que na última. Com uma maior área plantada, o tempo quente deve compensar as perdas de rendimento causadas pelas geadas recentes que atingiram as lavouras. O país deve produzir mais do que os 8,2 milhões de toneladas que foram estimados na temporada passada. A colheita tem início em novembro, em meio a previsões de altas temperaturas.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima a safra argentina do cereal 2013/14 em 12 milhões de toneladas, enquanto na temporada anterior foram produzidas 10 milhões de toneladas. Devido ao aumento do preço local, causado pelas exportações no início da temporada, mais produtores plantaram trigo neste ano.

A grande colheita irá aliviar a situação argentina, uma vez que os estoques apertados do ano passado influenciaram no aumento dos preços do pão no país. Compradores mundiais, incluindo o Brasil, precisam de trigo da Argentina e já vem aumentando suas importações de outras origens também, como os Estados Unidos, por exemplo.

Outra frente fria está prevista para a região dos Pampas argentinos neste final de semana, mas os especialistas em meteorologia dizem que esta onda de frio não será tão grave quanto a anterior, que terminou na terça-feira. "Os dias estão sendo de tempo melhor, mais aberto. Isso fornecerá um piso favorável para as temperaturas no cinturão do trigo", disse Anthony Deane, chefe da consultoria Weather-Wise.

Tradução: Notícias Agrícolas

Por Izadora Pimenta

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.