Trigo: Indústrias querem isenção de TEC para importação em 2014

Publicado em 17/10/2013 16:43

O Brasil deverá importar 2,5 milhões de toneladas de trigo do Hemisfério Norte em 2014, uma vez que houve quebra de produção no país e também na Argentina. Para que isso seja possível, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) espera novamente uma isenção da Tarifa Externa Comum (TEC).

2,7 milhões de toneladas sem o imposto foram liberadas pela compra, mas o governo cogita aumentar esse valor devido ao atraso na oferta de trigo do Mercosul e à necessidade de abastecimento dos moinhos. Segundo a Abitrigo, seria necessária a liberação de mais 600 mil toneladas com TEC zero até 30 de novembro, para atender a demanda das indústrias do Norte e do Nordeste.

Segundo o presidente da Abitrigo, Sergio Amaral, o governo está atento ao impacto inflacionário e o ministro da Agricultura, Antonio Andrade, está monitorando a questão.

O Brasil deve colher em 2013 4,9 milhões de toneladas do cereal, a Argentina, 10,3 milhões de toneladas, o Paraguai, 900 mil t, e o Uruguai, 1,3 milhão de toneladas, num total de 17,4 milhões de toneladas para um consumo do bloco estimado em 19,9 milhões de toneladas. Só no Brasil, o consumo é de 12,2 milhões de toneladas, sendo 10,8 a 11 milhões de toneladas para moagem. 

A incidência da TEC provoca diferenças competitivas entre os moinhos brasileiros - com vantagem para os que estão localizados mais próximos da região produtora, no caso o Sul do Brasil. 

Os Estados Unidos devem ser os principais fornecedores do cereal neste ano, mas a Rússia também desponta como um possível mercado.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto