Trigo: Primeiras lavouras colhidas apresentam bons rendimentos no RS

Publicado em 18/10/2013 14:31

Trigo – A semana proporcionou condições favoráveis para uma boa evolução final para as culturas de inverno. Temperaturas amenas e baixa umidade, na maior parte do período, fazem com que o processo de maturação transcorra sem maiores problemas. Terminada a primeira quinzena do mês de outubro, a safra de trigo 2013 se encontra nos seguintes estágios de sua evolução. As primeiras lavouras colhidas nas regiões da Fronteira Oeste e Missões apresentam bons rendimentos, tanto em quantidade como também em qualidade. A adversidade climática (chuvas pesadas e geadas) registrada durante o mês setembro parece não ter afetado, de modo significativo, a grande maioria das lavouras, marcando uma tendência positiva na obtenção de uma boa safra para este ano. 

Arroz – O plantio da safra 2013/2014 avançou oito pontos percentuais durante o último período, alcançando 18% do total da área projetada para este ano. Apesar desse esforço por parte do produtor, a atual safra ainda está ligeiramente atrasada no processo de semeadura, se comparada com a média dos últimos anos. Em áreas mais ao Sul, as baixas temperaturas registradas pela parte da manhã têm retardado a emergência das sementes, provocando pequenas falhas no padrão de algumas lavouras. No quesito irrigação, não são reportados problemas, uma vez que as barragens e mananciais hídricos se 
encontram, em sua grande maioria, com seus níveis em cotas normais. Na comercialização, os estoques remanescentes estão sendo negociados à razão de R$ 33,41 por saca de 50 kg, quando negociada diretamente pelo produtor. Uma diferença de -0,42% em relação ao preço da semana passada. 

Clique aqui e leia o boletim na íntegra 

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.