Trigo: Primeiras lavouras colhidas apresentam bons rendimentos no RS

Publicado em 18/10/2013 14:31 536 exibições

Trigo – A semana proporcionou condições favoráveis para uma boa evolução final para as culturas de inverno. Temperaturas amenas e baixa umidade, na maior parte do período, fazem com que o processo de maturação transcorra sem maiores problemas. Terminada a primeira quinzena do mês de outubro, a safra de trigo 2013 se encontra nos seguintes estágios de sua evolução. As primeiras lavouras colhidas nas regiões da Fronteira Oeste e Missões apresentam bons rendimentos, tanto em quantidade como também em qualidade. A adversidade climática (chuvas pesadas e geadas) registrada durante o mês setembro parece não ter afetado, de modo significativo, a grande maioria das lavouras, marcando uma tendência positiva na obtenção de uma boa safra para este ano. 

Arroz – O plantio da safra 2013/2014 avançou oito pontos percentuais durante o último período, alcançando 18% do total da área projetada para este ano. Apesar desse esforço por parte do produtor, a atual safra ainda está ligeiramente atrasada no processo de semeadura, se comparada com a média dos últimos anos. Em áreas mais ao Sul, as baixas temperaturas registradas pela parte da manhã têm retardado a emergência das sementes, provocando pequenas falhas no padrão de algumas lavouras. No quesito irrigação, não são reportados problemas, uma vez que as barragens e mananciais hídricos se 
encontram, em sua grande maioria, com seus níveis em cotas normais. Na comercialização, os estoques remanescentes estão sendo negociados à razão de R$ 33,41 por saca de 50 kg, quando negociada diretamente pelo produtor. Uma diferença de -0,42% em relação ao preço da semana passada. 

Clique aqui e leia o boletim na íntegra 

Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário