Trigo: Uruguai pode ganhar mercado internacional com problemas em outros países produtores

Publicado em 30/10/2013 10:04

As probabilidades crescentes de problemas de abastecimento de trigo no Mercosul, somado ao fato de que os principais exportadores mundiais não teriam boas safras dão uma grande oportunidade ao Uruguai, informou o boletim do Grupo Trigo na última sexta-feira (25).

A nível internacional, a seca por uma parte e o excesso de água por outro, acabam beneficiando a produção do país: a Austrália enfrenta problemas de seca que se refletiriam em uma colheita pobre e o mesmo ocorrerá com a Rússia e a Ucrânia, mas com a diferença é que a causa é o excesso de água.

A colheita escassa da Argentina, o risco climático que enfrenta a colheita do Rio Grande do Sul, no Brasil e a isenção do imposto de importação sobre o trigo são alguns dos fatores que impulsionam as oportunidades uruguaias.

Se o Uruguai fizer uma boa colheita, esta colheita seria de boa qualidade e a produção poderia alcançar as 1,5 milhões de toneladas, segundo a Mesa Nacional de Trigo.

Tudo parece indicar que os produtores de trigo uruguaios, castigados pelo fusarium na safra passada, terão a oportunidade de se recuperar na próxima safra.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto