Federarroz solicita maior apoio do governo do estado ao setor

Publicado em 26/11/2013 10:05
Henrique Dornelles teve seu primeiro encontro com o governador Tarso Genro, em São Borja/RS

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul - Federarroz, Henrique Osório Dornelles, reuniu-se na noite desta quinta-feira (21/11) com o governador Tarso Genro, na cidade de São Borja/RS. Este foi o primeiro encontro do novo presidente com o chefe do Executivo Estadual. Na reunião, Dornelles elogiou o papel desempenhado pelo governador e sua equipe nas articulações para que o setor superasse a crise de Comercialização de 2011. Destacou o esforço inteligente e comprometido pela competitividade do arroz gaúcho, principalmente no campo tributário.
 
O representante dos arrozeiros aproveitou o encontro para sugerir ações por maior poder competitivo ao produto gaúcho e entregou um documento com demandas setoriais a Tarso Genro. “A Federarroz busca junto ao governo e demais elos da cadeia produtiva, a adoção de medidas que gerem avanço comercial, principalmente no escoamento da produção ao mercado externo”, frisa Henrique Osório Dornelles.
 
Entre as medidas equalizadoras reivindicadas estão: redução da carga tributária, investimentos em terminais portuários e ações político-comerciais planejadas e estruturadas através de departamento específico do Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA, com a participação da Federarroz. “Ações dessa natureza se revelam eficazes, como o  Decreto que promove modificações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (RICMS), que melhorou a competitividade das empresas gaúchas”, acrescenta. "O governo gaúcho mostrou iniciativa e fez o que jamais havia sido feito em termos de tributação pelo arroz, mas ainda é preciso mais ousadia para que alcancemos um nível de competitividade que traga retorno ainda mais importante ao Estado, não só em tributos, mas à economia dos municípios e ao setor com a geração de empregos e renda e ganhos sociais", avalia.
 
Dornelles enfatiza que o Irga tem importantes iniciativas tecnológicas e em ações de apoio, como o projeto de exportação com Apex-Brasil e Associação Brasileira das Indústrias do Arroz - ABIARROZ, mas crê que existem avanços a serem concretizados por meio de ações comerciais e políticas capazes de maximizar os resultados. Por isso, propôs que seja criado um setor específico no Irga para tratar da venda externa de arroz,  enfatizando a eficiência comercial e as relações estruturais e políticas de governo. Também propôs a criação de um Fundo de Desenvolvimento do Setor Arrozeiro - Fundoarroz, com recursos oriundos da Contribuição para o Desenvolvimento da Orizicultura - CDO, hoje apenas parcialmente utilizados pelo Irga, para potencializar as ações do setor produtivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário