Redução de ICMS para o arroz traz mais renda ao produtor no RS

Publicado em 28/11/2013 08:15

A redução do ICMS de 12% para 7% para o arroz a partir de maio deste ano fez com que indústrias como a Josapar, com sede em Pelotas, alcançassem mercados como os de Minas Gerais e São Paulo. A informação foi dada nesta terça-feira (26) ao secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em visita à empresa, pelo diretor de vendas e logística, Luis Augusto Krause.

A empresa também passou a comprar 100% do produto dos campos gaúchos, não precisando mais trazer 15% de outras regiões do país, gerando mais renda para o produtor e empregos na cidade. Por mês, a Josapar beneficia 36 mil toneladas de arroz com casca já industrializado. Em três unidades - Pelotas, Itaqui e Recife - são 400 mil toneladas por ano.

Há 10 anos, antes dos investimentos do Governo Federal no Porto do Rio Grande, a empresa levava de caminhão cargas de arroz até Recife, aumentando os custos de transporte e sobrecarregando as estradas, disse Krause.

Conforme Mainardi, no primeiro trimestre do ano a indústria ganhou R$ 21 milhões com o crédito presumido, e o Estado arrecadou R$ 7 milhões. "Claro que é bom que o Estado arrecade, mas o que nos interessa são o crescimento, a geração de emprego e o produtor ter mais renda", disse o secretário, acompanhado do presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Pereira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário