Brasil vai ganhar mais uma nova cultivar de arroz

Publicado em 16/12/2013 07:05

O mercado agrícola brasileiro ganha neste sábado 14, mais uma cultivar de arroz. É a BRS MA 357, desenvolvida pela Embrapa especialmente para ser produzida na Baixada Maranhense, região no Estado do Maranhão onde o período de chuvas é longo, indo de janeiro a junho. O lançamento da cultivar será na abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, às 8:30 horas, realizada pela empresa Camil, na Fazenda Mamão, no município de Arari, a 162 quilômetros de São Luís.

A nova cultivar tem grande performance produtiva. Em regime de sequeiro, os testes realizados nos municípios de Miranda do Norte, Arari e Vitória do Mearim alcançaram uma produtividade média de 3,4 toneladas por hectare. Já em sistema irrigado, o salto de produtividade é espetacular: 7,7 toneladas por hectare. A BRS MA 357 é de ciclo longo - 140 dias do plantio à colheita -, é uma planta de arquitetura moderna e resistente ao acamamento.

“Por ser uma região de baixa latitude – explica o pesquisador José Almeida Pereira, da Embrapa Meio-Norte - a característica ciclo longo é associada à alta produtividade, haja vista que a planta dispõe de mais tempo para fotossintetizar e acumular matéria seca nos grãos. Daí porque uma cultivar de arroz com essa característica constitui importante alternativa para os orizicultores de uma região como a Baixada Maranhense”.

O trabalho de geração e testes dessa nova cultivar de arroz levou cerca de 10 anos. Ela surgiu do cruzamento das cultivares BRS Formoso – genitor recorrente – e Oryzica Llanos 4 – genitor doador -. Esta última, resistente ao fungo causador da brusone. Os pesquisadores Paulo Hideo Nakano Rangel, da Embrapa Arroz e Feijão; e Márcio Elias Ferreira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, foram os responsáveis pela geração da BRS MA 357.

No Maranhão, os testes foram realizados pelo pesquisador José Almeida Pereira. O engenheiro agrônomo Raimundo Reginaldo Soares Santos e o técnico agrícola Eduardo Soares Neto, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão; além do assistente José Soares Beserra Júnior, da Embrapa Cocais, apoiaram o trabalho dele.

As sementes básicas da BRS MA 357 podem ser adquiridas no escritório de negócios da Embrapa Produtos e Mercado, no município de Imperatriz, Maranhão . Mais informações pelos telefones (99) - 3526-1093 / 3526-1095, ou pelo e-mail spm.eimp@embrapa.br.

Tags:

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.