Trigo gaúcho tem qualidade para panificação, sustenta Farsul

Publicado em 16/01/2014 07:19

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, disse nessa segunda-feira (13.01) que não há justificativa para a paralisação na comercialização do trigo gaúcho. Carlos Sperotto reiterou que os produtores vêm plantando nas últimas safras variedades adequadas às necessidades das indústrias, depois de ter discutido os padrões com a Abitrigo. 

Por essa razão, a Farsul contesta as declarações de representantes do Sindipan que anunciam um possível reajuste no preço do pão devido à dificuldade na importação do trigo argentino. Alegam que o trigo gaúcho é indicado apenas para a fabricação de massas e biscoitos e não se adequaria para a produção de pães. Carlos Sperotto informa que a Farsul está atuando junto com outras entidades, embasada em análises técnicas de instituições de pesquisa, para modificar essa imagem do produto plantado no Estado.

Neste ano o Rio Grande do Sul retomou a liderança nacional da produção de trigo, superando o Paraná. “Neste momento, a liquidez do trigo do RS é prioridade para a Farsul. Estamos reforçando pedido ao governo para manutenção da Tarifa Externa Comum de 10% na importação de trigo de terceiros mercados, fora do Mercosul”, reiterou Sperotto.

De acordo com o presidente da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, é necessário comercializar para outros estados 1,2 milhão de toneladas. Do total de 3 milhões de toneladas colhidas no Rio Grande do Sul, 500 mil já foram vendidas; 200 mil serão utilizadas como sementes e 1,1 milhão consumidas internamente. Hamilton prevê que haverá sério problema de logística de transporte e armazenagem no Estado nos próximos meses devido à boa colheita de trigo, soja e milho. 

Hamilton Jardim explica que não há inadimplência entre os triticultores gaúchos porque com a apresentação de recibo de depósito do produto, os bancos estão prorrogando os financiamentos de custeio em até 180 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário