Safra principal de cacau na Bahia está superando as expectativas

Publicado em 06/02/2014 10:24

Na última semana (27/01 a 02/02) as entradas de cacau em amêndoas de todas as regiões produtoras no Brasil permaneceram praticamente inalteradas em relação à semana anterior e sinalizaram finais sólidos para as safras principais tanto da Bahia, quanto do Pará. Mas, segundo dados divulgados pela TH Consultoria, “a safra principal do Estado está superando as expectativas e poderá chegar a 1,3 milhão sacas ou até mais, enquanto o fluxo de cacau dos outros estados produtores também se mantém perto do limite superior da faixa de anos recentes”.  

Foram recebidas 39.136 sacas (60 kg) de amêndoas da Bahia e 17.591 sacas referentes aos demais estados produtores do fruto. No acumulado, o Brasil na safra internacional 13/14 já alcançou 3.051.732 sacas em amêndoas. O crescimento da safra está sendo atribuído ao clima, que foi propício para lavouras e também aos tratos culturais que foram intensificados nas lavouras.    

Um fator que tem despertado o ânimo dos produtores da região sul da Bahia é alta nos preços pagos pelo fruto. Na última semana os preços alcançaram um novo patamar e atingiu a marca de $2883 na bolsa de Nova Iorque, uma média R$ 105,00 no mercado interno, motivados principalmente pela alta do dólar e pelas notícias especulativas.    

Nesta terça-feira, 5, os mercados de cacau, ainda conforme dados da Consultoria, continuaram a consolidar-se em torno dos níveis recentes, com as operações concentradas na rolagem de posições em antecipação do vencimento do contrato de Março/14, cujo período de liquidação em Nova Iorque começará a partir do final da próxima semana. Os preços oscilaram dentro de faixas estreitas de variação de £19/$36 e marcaram minúsculos ganhos.  

O contrato de Março/14 em Nova Iorque fechou em alta de $7 cotado a $2884 no horário oficial e terminou o dia em $2883. O mesmo contrato em Londres subiu £5 para fechar em £1845. Os volumes somaram 22.331 contratos em Londres e cerca de 37.000 em Nova Iorque. 

Tags:

Fonte: Mercado do cacau

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto