RS pode anunciar redução de ICMS do trigo esta semana

Publicado em 26/06/2014 07:55

A notícia de que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) teria zerado a alíquota de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação de trigo de fora do Mercosul acelerou as negociações no Rio Grande do Sul para reduzir o ICMS cobrado nas vendas interestaduais do cereal. O Estado ainda tem cerca de 650 mil toneladas estocadas da safra passada e teme ficar com o produto parado.

"Lamentamos a retirada da TEC, que afeta tremendamente nossa competitividade", disse à Agência Estado o secretário-adjunto da Agricultura e coordenador da Câmara Setorial do Trigo do Estado, Aureo Mesquita. Segundo apurou a Agência Estado, na semana passada, a retirada do imposto foi aprovada, faltando apenas a publicação da medida no Diário Oficial da União, o que ainda não aconteceu.

A decisão da Camex deverá permitir a importação de 1 milhão de toneladas do cereal com isenção da TEC até 15 de agosto. Segundo Mesquita, o governo gaúcho estava esperando a deliberação da Camex para se posicionar sobre o ICMS. "Precisávamos ter uma noção de por quanto tempo e em que volume haveria o abastecimento do mercado interno com trigo mais barato vindo de fora", afirmou. "O assunto está sendo discutido entre a Secretaria da Agricultura e a Secretaria da Fazenda. Vamos avaliar os dados e esta semana sai a definição", disse ele.

Leia a notícia na íntegra no site da Rádio Grande FM.

Tags:

Fonte: Rádio Grande FM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.