Neri Geller garante à Farsul reativação da Câmara de Comércio Exterior do Mapa

Publicado em 03/07/2014 14:34

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, informou que as tratativas realizadas em Brasília obtiveram resultados bons e ruins. Ele recebeu a garantia da reativação da Câmara Temática de Comércio Exterior e Exportação do Mapa, durante reunião com o ministro da Agricultura, Neri Geller, e o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira.
 
A instalação será imediata e a presidência ficará a cargo da CNA. “Acreditamos que este será o fórum ideal para tratar tecnicamente e com profundidade os assuntos da Camex”, afirma o presidente. No encontro também ficou acertado o encaminhamento para criação de um EGF especial para moinhos e indústrias do setor.
 
As novidades vieram após ser negado o pedido da realização de uma apresentação técnica, durante a reunião da Camex, que trata da retirada da TEC nas importações de trigo, a ser feita pela Federação. A justificativa é que a participação da Farsul no encontro abriria precedentes para os demais assuntos tratados pela Câmara.
 
Ainda sobre trigo, a solicitação simultânea da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Agricultura do Estado RS para a ampliação no calendário de zoneamento agrícola de risco climático para o trigo foi aceito e o prazo estendido até o final do mês de julho. Para presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad, “trata-se de uma medida necessária e indispensável para dar cobertura ao Proagro e seguro durante o período da safra”, analisa.

Tags:

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas