Excesso de chuva atrasa plantio de trigo e produtores perdem a data ideal de instalação das lavouras

Publicado em 08/07/2014 13:37

Em apenas uma semana, boa parte do Rio Grande do Sul já registrou acumulados de chuva acima do esperado para todo o mês. O excesso de água tirou mais de 20 mil pessoas de casa, provocou a morte de animais e também prejudicou o plantio de trigo no Estado. 

De acordo com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), nesta semana o plantio chega a 65% da área destinada ao grão, enquanto no mesmo período do ano passado, a instalação chegava a 78%. Além disso, muitos produtores perderam a janela ideal do plantio, que terminou dia 20 de junho para as plantas de ciclo médio e tardio. Já as variedades precoces podem ser plantadas apenas até o dia 10 de julho. 

As áreas mais afetadas do Rio Grande do Sul são o norte e noroeste do Estado, principalmente as regiões que fazem divisa com Santa Catarina. O dano mais relatado pelos agricultores se refere à erosão, causada pelo elevado volume de chuva. Já nas lavoras próximas a rios, o grande problema foram as inundações.

No Brasil, a produção anual de trigo oscila entre cinco e seis milhões de toneladas, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Porém, o consumo interno é de cerca de 10 milhões de toneladas e geralmente o que falta é importado da Argentina. 

Por causa do mau tempo, muito produtores gaúchos terão queda no rendimento e outros desistiram de terminar o plantio. Assim, a produção do grão poderá ser menor em 2014 e os preços devem subir. Além do agricultor, o consumidor final também sentirá os efeitos das chuvas no Sul, pois o grão é consumido na forma de pão, massas, bolo e biscoito. 

Previsão 

A boa notícia é que nesta semana o tempo seco vai predominar em toda a região Sul o país. A frente fria que estava n região conseguiu quebrar o bloqueio atmosférico e avançou para o Sudeste. Assim, uma massa de ar seco e fria cobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As chuvas retornam apenas no domingo.

Tags:

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.