Trigo RS: Preços têm redução de 22% em relação ao ano passado

Publicado em 08/08/2014 10:10

Devido às boas condições meteorológicas registradas durante o último período, que propiciaram boa luminosidade e temperaturas amenas, a cultura do trigo vem apresentando boa recuperação no seu desenvolvimento, melhorando sua coloração e perfilhamento. Essa condição de normalidade também contribuiu para o estado fitossanitário das lavouras, impedindo um maior avanço das doenças foliares e pragas, embora alguns produtores já tenham iniciado, por precaução, aplicação de fungicidas.

No momento é grande a intensificação na aplicação de fertilizantes nitrogenados, principalmente nas áreas implantadas no início do mês de julho. Com esse cenário, as lavouras implantadas em fins de maio e início de junho começam a entrar na fase reprodutiva (floração), fase essa muito suscetível às alterações climáticas, como geadas fortes e excesso de chuva. Estima-se que, atualmente, cerca de 1% das lavouras esteja nessa situação. Na safra passada este percentual era de 4%. 

Durante o período a saca de 60 kg teve novo recuo (-1,45%) no seu preço médio pago ao produtor, ficando em R$ 27,92. Uma expressiva diferença de -22,20% em relação ao preço do ano passado, quando o preço neste período era de R$ 35,89.

Leia o boletim na íntegra no site Emater/RS 

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS preocupam produtores
Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista