Abertura Oficial do Plantio do Arroz será norteada pelo aumento dos custos da produção

Publicado em 21/08/2014 10:28
O atraso no cultivo do solo e a possibilidade de El Nino também preocupam setor orizícola

A Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul-FEDERARROZ, promove no próximo dia 29 de agosto, a Abertura Oficial do Plantio do Arroz. O evento irá acontecer no Auditório da Farsul, nas dependências do Parque Assis Brasil, em Esteio.

A 11º edição do evento terá como tema central Custos de Produção: Eficiência e Economia, onde o setor julga ser o cenário de muita cautela. "A agricultura, de forma geral, vive um momento delicado.  Os produtores brasileiros, independente da cultura, estão sentindo o aumento dos custos e ao mesmo tempo a estagnação ou queda dos preços dos produtos. Quase batendo o teto, fatalmente a produtividade não mais esconderá esse problema.", pontua o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles.

O coordenador científico do CEPEA/ESALQ, professor Geraldo Barros, palestrante da parte econômica irá mostrar o desempenho do agronegócio brasileiro no contexto macroeconômico na última década e perspectivas futuras. "O agronegócio tem mantido uma base para o crescimento da economia brasileira, que, no entanto, esbarra na ineficiência da indústria e na falta de políticas macroeconômicas consistentes" ressalta o prof. Geraldo Barros que também fará abordagem sobre o mercado internacional. "Até quando podemos contar com a China? Como se preparar para uma redução do crescimento dos países emergentes? Como vencer o desafio de entrar nos países mais ricos?", argumenta o coord. do CEPEA/ESALQ.

Também farão parte deste painel o economista chefe do Sistema FARSUL, Antônio da Luz e o diretor da Connectere Agrogestão, Marcelo Lagemann.

Outros subtemas também serão tratados durante o evento, como Mecanização: Operando e Economizando, tendo como palestrante o Engenheiro Agrônomo e professor da UFSM, José Fernando Schlosser, com as contribuições técnicas dos representantes das montadoras John Deere e Massey Ferguson. A Aplicação Correta e Eficiente de Fertilizantes, também será debatida com o Engenheiro Agrônomo do Irga, Rodrigo Schoenfeldt, juntamente com o ponto de vista da EMBRAPA Clima Temperado, representada pela pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro.

25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz - O dia 29 de agosto, também será marcado pelo lançamento oficial da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que irá acontecer de 5 a 7 de fevereiro de 2015, no município de Tapes-RS. O momento também será notado pelo lançamento do programa Arroz Protegido, parceria firmada entre a FEDERARROZ e a TOVESE Corretora de Seguros, com o objetivo de proteger a lavoura contra sinistros como granizo, vendaval e replantio por excesso de chuvas.

Mudança de Local - Diferente das edições anteriores, a abertura do Plantio não será realizada em Tapes, cidade sede da Abertura da Colheita do Arroz de 2015. A nova gestão da entidade arrozeira está atendendo ao pedido de seus produtores definido durante a elaboração do planejamento estratégico para início da gestão 2013/2016.  O principal motivo da decisão foi a otimização da agenda dos produtores face a proximidade do período de plantio e a proximidade do maior evento agropecuário da América Latina. "Estamos trazendo informações técnicas e administrativas ao produtor. Ao mesmo tempo, mostrando nossa preocupação à sociedade quando da inflação por custos", ressalta Dornelles.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto