Trigo RS: Apesar do excesso de umidade, lavouras têm mantido bom desenvolvimento

Publicado em 05/09/2014 10:52 359 exibições

A cultura encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo em 75% da área, 20% em fase de floração e 05% em formação de grãos com bom padrão de lavouras, na maioria dos casos. Entretanto, a alta umidade do ar em alguns momentos do dia e do solo tem propiciado a instalação de moléstias fúngicas, principalmente manchas folhares e ferrugem. Boa parte dos triticultores já realizou pelo menos mais de um tratamento fúngico nas lavouras, visando salvaguardar a qualidade e produtividade das lavouras. Pelo padrão de algumas lavouras e pela tecnologia que está sendo utilizada, as produtividades têm se mantido dentro do esperado, com alguns casos podendo se estabelecerem acima das estimativas iniciais 

Quanto às geadas ocorridas em algumas regiões produtoras entre a quarta-feira e a sexta-feira da semana passada, informes dão conta que foram de baixa intensidade. Somente em casos muito pontuais deverão prejudicar a cultura. Nas demais áreas deverá haver acompanhamento por parte dos técnicos e produtores para precisar o alcance do fenômeno e suas consequências.

Quanto aos preços esses seguem pressionados pelo mercado, que pratica cotações menores a cada semana para a saca de 60 kg. Nesta semana a desvalorização foi de 2,23%, passando a mesma para R$ 26,77.

Leia o boletim na íntegra no site da Emater/RS

Tags:
Fonte:
Emater/RS

0 comentário