Embrapa apresenta pesquisas com feijão-caupi em Parnaíba - PI

Publicado em 09/10/2014 10:14 213 exibições

A Embrapa Meio-Norte é responsável pelas pesquisas com melhoramento genético do feijão-caupi no Brasil e nas últimas duas décadas lançou mais de 20 cultivares visando atender às demandas relacionadas a essa cultura. Atualmente, está empenhada no desenvolvimento de novas cultivares e também em pesquisas voltadas para o manejo do feijão-caupi.

Com o objetivo de apresentar resultados de ações de pesquisa e desenvolvimento realizadas pela instituição, serão promovidas na próxima terça-feira (13/10) palestras sobre os trabalhos com o melhoramento genético e manejo da cultura do feijão-caupi na Embrapa. As palestras têm como público professores, estudantes e técnicos e serão apresentadas no auditório da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Parnaíba – PI.

O objetivo dos eventos é divulgar as tecnologias geradas pela Embrapa Meio-Norte para os sistemas de produção do feijão-caupi; atualizar os participantes sobre melhoramento genético e manejo cultural e apresentar as novas cultivares e tecnologias para a cultura do feijão-caupi desenvolvidas pela Embrapa para o estado do Piauí.

As palestras fazem parte do Plano de Ação de Transferência de Tecnologia integrante do projeto Desenvolvimento de cultivares para o agronegócio do feijão-caupi no Brasil, liderado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina – PI. O projeto é responsável pela descoberta de cultivares de feijão-caupi adequadas para as condições de solo e clima para o Piauí e para as mais diversas regiões do País.

Estas ações visam atender aos anseios do mercado local e exportador, contribuindo para o avanço nas pesquisas com melhoramento genético do feijão-caupi no Brasil. Os eventos que serão realizados na Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, são algumas das ações do projeto voltadas para a formação de parcerias e realização de cursos de capacitação com a temática do melhoramento genético do feijão-caupi.

Na primeira palestra do dia 13, às 14h30, será apresentado o tema pré-melhoramento e melhoramento genético da cultura do feijão-caupi, pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Jackson Damasceno e Silva. Em seguida, o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Adão Cabral das Neves, falará sobre pós-melhoramento e o técnico Francisco Mauro de Sousa, tratará sobre manejo cultural do feijão-caupi.

Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário