Leilão negocia prêmio para escoamento de 76 mil t de trigo

Publicado em 20/11/2014 11:38

O leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de trigo, realizado nesta quinta (20), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comercializou um valor de prêmio referente à venda e escoamento de quase 76 mil toneladas do produto. Esta quantidade equivale a 50,63% do total pretendido, de 150 mil t. O trigo é em grãos e oriundo da safra 2014/2015.

A operação de incentivo vai contemplar produtores e suas cooperativas nos estados do Paraná (21,9 mil t), Rio Grande do Sul (51,9 mil t) e Santa Catarina (2 mil t). Para fazer jus ao prêmio, o produtor e/ou cooperativa deve vender o produto para comprador da iniciativa privada sediado fora dos estados de plantio e das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A venda pode ser feita também para comerciantes instalados nestes estados, desde que atendam esta recomendação.

O resultado do leilão está disponível no site da Conab. Os adquirentes deverão realizar a venda do produto, emitindo nota fiscal, até o dia 25 de dezembro. A comprovação do escoamento deverá ser efetuada até a data limite de 19 de maio do próximo ano.

O Pepro é uma subvenção econômica paga ao produtor rural e/ou cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, de acordo com a legislação vigente em cada estado.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto