INTL FCStone revisa para cima projeção da safra brasileira de grãos

Publicado em 07/04/2015 11:14

Consultoria prevê produções de 93,6 milhões de toneladas de soja e 75,51 milhões de toneladas no caso do milho

Com a colheita de soja finalizada em quase todas as regiões produtoras, a safra brasileira entra em sua reta final. Apesar dos problemas climáticos pontuais verificados em algumas localidades, como no Matopiba (que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a consultoria INTL FCStone ajustou o número total de produção para cima. Segundo a revisão de abril, divulgada nesta terça-feira (07), o Brasil deve produzir 93,6 milhões de toneladas de soja no ciclo 2014/15. ‘Foram feitos ajustes a partir da observação da produtividade dos estados que têm o ciclo mais tardio e que portanto estão na época de colheita’, explicou em relatório.

No Paraná, onde ainda há oleaginosa sendo retirada do campo, a produtividade estimada é de 3,3 toneladas por hectare, contra 3,26 ton/ ha calculado na revisão anterior. O número atualizado resulta em uma produção recorde de 17,2 milhões de toneladas. Segundo análise da consultoria, o clima no estado se mostrou muito favorável ao desenvolvimento da safra, mesmo nos ciclos mais tardios.

Já no Rio Grande do Sul, onde as chuvas propiciaram a ocorrência de pragas, o controle com defensivos recuperou as condições das lavouras. A produtividade deve atingir 2,92 toneladas por hectare. Os estoques finais da safra devem continuar confortáveis, em pouco mais de 5 milhões de toneladas.

Para o milho, a INTL FCStone trouxe uma produção de 75,51 milhões de toneladas na safra 2014/15, um aumento de mais de 500 mil toneladas em relação ao número divulgado em março. Não houve revisão das expectativas para a primeira safra, cuja produção estimada foi mantida 29 milhões de toneladas.

Para a segunda safra, a produção foi elevada devido a revisões de área no Centro-Oeste. Como os preços do milho se mantém em níveis mais favoráveis e não há muitas alternativas ao cereal no inverno, o plantio prosseguiu fora da janela ideal. ‘Por enquanto, não foram feitas alterações na produtividade das cinco regiões brasileiras, mas as atenções devem estar voltadas para o clima nos próximos meses’, atentou. De acordo com os cálculos da consultoria, a produção brasileira da safra de inverno de milho corresponde a 46,47 milhões de toneladas.

 

Tags:

Fonte: FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão