Trigo: Liquidez volta a diminuir, mas preço segue em alta

Publicado em 06/10/2015 09:26

Depois do aumento da liquidez verificado no final de setembro, as vendas de trigo em grão voltaram a se enfraquecer neste início de outubro. Além do reforço recente aos estoques, moinhos consultados pelo Cepea indicam que o menor ritmo de compras está atrelado ao aumento da disponibilidade de cereal – o clima favoreceu a colheita – e à ligeira desvalorização do dólar na última semana.

Apesar disso, os preços internos do trigo seguem em alta, sustentados pela baixa oferta de cereal de boa qualidade e pelo alto patamar da moeda norte-americana. O excesso de chuvas tanto no início quanto no final do ciclo, geadas e granizos em algumas regiões produtoras prejudicaram a qualidade do trigo. Assim, mesmo em safra, os preços estão em alta, cenário bastante atípico no mercado tritícola.

De acordo com colaboradores do Cepea, em alguns casos, cooperativas aumentam o preço pago pelo cereal de qualidade, no intuito de incentivar triticultores regionais a vender seu produto. Além disso, têm sido realizadas trocas do cereal por insumos para a próxima safra.

Tags:

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.