Chuva prejudica produção de trigo, e indústria analisa qualidade do grão

Publicado em 14/12/2015 07:16

O fenômeno 'El Niño', causado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, tem mexido com o clima do país, especialmente na região Sul, e provocado mudanças nas correntes atmosféricas. O alto volume de chuvas está aumentando o custo de produção das culturas de inverno.

Em Guarapuava, o produtor fazia, em média, seis aplicações de produtos na lavoura para controlar as doenças que se desenvolvem com a umidade. Em 2015, porém, foram necessárias aproximadamente dez. "O excesso de pluviosidade que desencadeou problemas de enchimento de grãos e desencadeamento de algumas doenças relacionadas a espiga", confirma o agrônomo Marcelo Cruz Mendes. 

A chuva atrapalhou o trigo já no plantio, no mês de julho. Na colheita, os dias nublados prosseguiram, o que atingiu diretamento o rendimento das lavouras. "Com tecnologia, conseguimos produzir acima de cinco toneladas. Só que por causa desse excesso de chuvas chegamos a produzir perto de três toneladas. O que é um grande prejuízo", diz o agricultor Anton Kreuscher. 

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Tags:

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IBRAFE é recebido por Pedro Lupion
IBGE prevê alta na produção de sorgo e tomate em Goiás
Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024
Exportações de grãos da Ucrânia via porto romeno despencam no 1º quadrimestre
Federarroz: Arrozeiros disponibilizam apoio para escoamento de cidades alagadas