Após dezembro seco, chuvas provocam perda de 50% da lavoura de feijão no Distrito Federal

Publicado em 05/02/2016 06:54

Podcast

 

 

Download

O ano não começou de maneira positiva para os plantadores de feijão do Distrito Federal (DF). O tempo seco, que atingiu a região em dezembro de 2015, foi responsável por danificar a fase de florescimento do grão, atrapalhando a formação dentro das vagens. Agora, durante a colheita, é a chuva que prejudica os produtores.

“O excesso de umidade faz com que a água seja absorvida e a semente comece a germinar dentro da própria vagem. Com isso também não é possível realizar a colheita dos grãos. Consideramos que pelo menos 50% da lavoura foi afetada. A qualidade dos grãos está completamente comprometida”, explica Cláudio Malinski, engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF).
 
De acordo com Bianca Lobo, meteorologista da Climatempo, a quantidade de chuva registrada em janeiro ficou acima da média climática (250 mm). “Esse ano o mês acabou com um volume registrado de mais ou menos 400 milímetros, o que representa quase o dobro da média”, explica. 
 
Segundo a meteorologista, os agricultores ainda vão enfrentar mais problemas com as precipitações, já que elas devem continuar nos próximos dias. “Até o dia 12 deste mês as pancadas devem ocorrer de forma isolada e principalmente no fim da tarde. Porém, a partir do dia 13, os modelos indicam um aumento significativo das chuvas”, conta.
 
Para Malinski não é somente a colheita que o excesso de chuvas prejudica. “Esses temporais atrapalham a pulverização com defensivos agrícolas na lavoura. A nossa sorte é que quando as pragas começaram a surgir, o feijão já estava amadurecendo, então não fomos prejudicados com isso”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site Cenário MT.

Tags:

Fonte: Cenário MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto