Expedição Safra encerra temporada 2015/16 e revisa Indicador Brasil para 210 milhões de toneladas de grãos

Publicado em 19/05/2016 15:01

Com a colheita chegando ao fim no Centro-Norte do Brasil, a Expedição Safra revisou os indicadores da temporada 2015/16 para uma produção total de grãos de 210 milhões de toneladas. A redução foi puxada, principalmente, pela quebra no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A seca intensa causada pelo El Niño resultou em perdas de até 50% nas lavouras de soja da região conhecida como a nova fronteira agrícola brasileira.

“Apesar de termos considerado o efeito clima nas projeções iniciais, o El Niño foi muito mais agressivo, a falta de chuva e o excesso de chuva em diferentes regiões foram ao extremo. Mesmo assim o resultado é positivo. Estamos terminando uma safra com 210 milhões de toneladas de grãos, volume igual ao da temporada anterior”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

O Indicador Brasil foi revisado para baixo esta semana e divulgado durante o encontro técnico de encerramento da Expedição Safra 10 Anos que ocorreu na quarta-feira (19), na sede da INTL FCStone em São Paulo. O evento reuniu 70 pessoas, entre técnicos e produtores, para debater os resultados do ciclo atual e as tendências para a temporada 2016/17, com destaque para financiamentos e o mercado de fertilizantes.

”Conversamos com produtores de diferentes regiões do país e, com exceção dos produtores do Rio Grande do Sul que estão preocupados com o clima, todos os outros falam em financiamento. Principalmente público. Como as limitações de crédito e o aumento dos juros vão impactar nas decisões para a safra 2016/17”, declarou a consultora da INTL FCStone, Natália Orlovicin, durante a palestra “Safra 2016/17: ameaça a expansão.

Giovani destaca que nas próximas semanas, com o encerramento da colheita no Matopiba e o avanço da colheita do milho de segunda safra no Paraná e em Mato Grosso, é possível uma nova redução no potencial produtivo e, por consequência da produção total de grãos no Brasil.

Milho

As projeções da Expedição Safra apontam que o cenário do milho deve ficar ainda mais apertado na próxima temporada. “Vamos produzir perto de 81 milhões de toneladas. Consumindo 55 milhões de toneladas no mercado interno e exportando 35 milhões de toneladas, vamos precisar de mais milho”, avalia Ferreira. As projeções são boas para o produtor do cereal, mas devem afetar de forma negativa a cadeia produtiva de frango e suínos.

Tags:

Fonte: AI Expedição Safra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto