Expedição Safra encerra temporada 2015/16 e revisa Indicador Brasil para 210 milhões de toneladas de grãos

Publicado em 19/05/2016 15:01

Com a colheita chegando ao fim no Centro-Norte do Brasil, a Expedição Safra revisou os indicadores da temporada 2015/16 para uma produção total de grãos de 210 milhões de toneladas. A redução foi puxada, principalmente, pela quebra no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A seca intensa causada pelo El Niño resultou em perdas de até 50% nas lavouras de soja da região conhecida como a nova fronteira agrícola brasileira.

“Apesar de termos considerado o efeito clima nas projeções iniciais, o El Niño foi muito mais agressivo, a falta de chuva e o excesso de chuva em diferentes regiões foram ao extremo. Mesmo assim o resultado é positivo. Estamos terminando uma safra com 210 milhões de toneladas de grãos, volume igual ao da temporada anterior”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

O Indicador Brasil foi revisado para baixo esta semana e divulgado durante o encontro técnico de encerramento da Expedição Safra 10 Anos que ocorreu na quarta-feira (19), na sede da INTL FCStone em São Paulo. O evento reuniu 70 pessoas, entre técnicos e produtores, para debater os resultados do ciclo atual e as tendências para a temporada 2016/17, com destaque para financiamentos e o mercado de fertilizantes.

”Conversamos com produtores de diferentes regiões do país e, com exceção dos produtores do Rio Grande do Sul que estão preocupados com o clima, todos os outros falam em financiamento. Principalmente público. Como as limitações de crédito e o aumento dos juros vão impactar nas decisões para a safra 2016/17”, declarou a consultora da INTL FCStone, Natália Orlovicin, durante a palestra “Safra 2016/17: ameaça a expansão.

Giovani destaca que nas próximas semanas, com o encerramento da colheita no Matopiba e o avanço da colheita do milho de segunda safra no Paraná e em Mato Grosso, é possível uma nova redução no potencial produtivo e, por consequência da produção total de grãos no Brasil.

Milho

As projeções da Expedição Safra apontam que o cenário do milho deve ficar ainda mais apertado na próxima temporada. “Vamos produzir perto de 81 milhões de toneladas. Consumindo 55 milhões de toneladas no mercado interno e exportando 35 milhões de toneladas, vamos precisar de mais milho”, avalia Ferreira. As projeções são boas para o produtor do cereal, mas devem afetar de forma negativa a cadeia produtiva de frango e suínos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Expedição Safra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário