Trigo argentino 16/17 tem bom desenvolvimento graças a investimentos, diz bolsa

Publicado em 11/08/2016 18:07

BUENOS AIRES (Reuters) - O trigo da safra 2016/17 da Argentina, cuja área totaliza 4,61 milhões de hectares, está se desenvolvendo favoravelmente na principal zona agrícola do país graças aos altos investimentos realizados na fertilização, informou nesta quinta-feira a Bolsa de Comércio de Rosário.

A Argentina é um importante produtor mundial de trigo e a eliminação dos impostos e limites às exportações do cereal (e do milho) pelo presidente Maurico Macri, após assumir o cargo em dezembro, impulsionou os investimentos no cultivo. O país também é o principal fornecedor do Brasil.

Na última campanha, quando o comércio internacional do grão ainda era regulado pelo Estado argentino, a produção de trigo registrou baixos níveis de qualidade devido à escassa aplicação de insumos, de acordo com a bolsa.

"Com fortes investimentos na fertilização, o trigo de semeadura precoce se desenvolveu sem limitações", disse a bolsa em seu relatório semanal de cultivos da zona agrícola principal, composta pelo norte da província de Buenos Aires e o sul das províncias de Córdoba e Santa Fé.

"As qualificações sobem: 30 por cento estão em condições excelentes e 43 por cento em ótimas condições", acrescentou.

(Por Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão