Clima deixa produtores de trigo em alerta no Paraná

Publicado em 06/09/2016 07:30

O mau tempo que atinge o Paraná desde o final da semana passada e as chuvas que estão previstas para esta semana estão tirando o sono dos produtores de trigo.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Carlos Hugo Godinho, a ocorrência de precipitações, sobretudo durante a fase de maturação e colheita, pode prejudicar a qualidade dos grãos.

Por enquanto, o especialista prefere não cravar um prognóstico, mas admite que o clima já pode ter causado estragos. Nas regiões Norte e Oeste do estado, alguns produtores começaram a colher as primeiras áreas desta safra. “Até semana passada, 17% das lavouras estavam em maturação. Elas devem ter sentido um pouco a umidade alta”, frisa Godinho.

Em Apucarana, no Centro-Norte, a chuva deve atrasar um pouco a colheita. Segundo o técnico do Deral, Paulo Sérgio Franzini, o clima na região foi favorável até o momento, mas ele ainda mantém o otimismo. “Tivemos alguns problemas com estiagem no começo da safra, mas o clima regularizou e a produtividade está boa. Nossa preocupação é com o excesso de umidade”, explica. Estima-se que apenas 2% da área foram colhidos e, de acordo com o técnico, os trabalhos devem voltar ao normal assim que o tempo permitir.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.