Milho e sorgo podem ajudar na conservação do solo

Publicado em 28/09/2016 07:27

Estimular o plantio de milho e sorgo na rotação de culturas entre os agricultores gaúchos é uma das metas do programa “Conservar para produzir melhor”, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação. As vantagens dos dois tipos de cultura para a conservação do solo foram tema de palestra apresentada pelo secretário Ernani Polo, durante o 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo nesta terça-feira (27), em Bento Gonçalves. 

De acordo com o secretário, o milho e o sorgo são ótimas espécies para um sistema de rotação com a soja porque o sistema radicular dessas duas culturas é mais profundo, deixando o solo mais poroso, com mais capacidade de infiltração. “O melhor local para armazenar água é no próprio solo, e o solo precisa de uma capacidade de infiltração boa para reter essa água. As raízes de milho e sorgo contribuem para esse processo de descompactação. O cuidado com o solo faz com que possamos diminuir quedas bruscas de produtividade. Acreditamos que o maior limite na produtividade hoje está no solo”, explicou. 

Polo alertou para alguns entraves à adesão de agricultores à implantação de lavouras de milho e sorgo. “O produtor opta pela soja, em vez do milho, por causa do custo de implantação da cultura, o risco climático e também pela possibilidade de venda futura, que não existe para o milho e traz segurança para o agricultor”.

O secretário também detalhou os objetivos gerais do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, projeto construído em conjunto com a Fepagro e a Emater/RS-Ascar e que envolve as secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Educação. Além das secretarias, o programa também integra instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, cooperativas, agentes financeiros e prefeituras. 

O programa promove políticas públicas em manejo e conservação do solo e da água no estado, estimulando ações de sustentabilidade e boas práticas de conservação do meio ambiente. “Solo e água é um casamento inseparável: há a necessidade de trabalhar os dois de forma conjunta. Por isso, elaboramos um programa de estado, não de governo – porque os governos passam, mas a agricultura permanece”, frisou.

Entre os desafios, Ernani Polo destacou o trabalho de conscientização entre produtores que não fazem o manejo correto do solo e a diversidade climática e topográfica do estado. “Temos duas realidades bem distintas no Rio Grande do Sul em termos de clima e solo, e tudo isso deve ser levado em consideração. Não dá para generalizar”, complementou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fepagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário