Com clima favorável, plantio do arroz avança no Rio Grande do Sul

Publicado em 04/10/2016 08:51

O plantio do arroz tem avançado rapidamente no Rio Grande do Sul. Até o fim da última semana, mais de 21% da área total estava semeada, ou seja, 232 mil hectares. Na mesma época do ano passado, o índice era de apenas 13,2%, com 143 mil hectares plantados até o fim do mês de setembro. Conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), as condições climáticas favoreceram o processo. A Fronteira Oeste é a região mais adiantada, atingindo 49,1% da intenção, enquanto a região Central é a única atrasada, com 2,4%.

"As dificuldades do ano passado fizeram com que o produtor não perdesse tempo neste ano. O preparo da terra foi feito com antecedência para evitar problemas", completa o diretor comercial do Irga, Tiago Sarmento Barata. Na safra 2015/2016, o excesso de chuvas, devido ao fenômeno El Niño, impediu a entrada das máquinas no campo e provocou enchentes, fazendo com que orizicultores estendessem o plantio até janeiro em algumas regiões. Com isso, a produção teve quebra de 16%. Em 2016/2017, a janela ideal de plantio segue até o dia 15 de novembro.

Leia a notícia na íntegra no site Jornal do Comércio RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário