Plantio de trigo da Rússia é beneficiado por clima; área será a maior em 7 anos

Publicado em 18/11/2016 06:25

KIEV/MOSCOU (Reuters) - Os principais produtores de grãos da região do Mar Negro, Ucrânia e Rússia, quase concluíram a semeadura de inverno, com a Rússia se beneficiando das boas condições climáticas enquanto as baixas temperaturas representam riscos à safra da Ucrânia, disseram analistas e operadores.

As condições climáticas favoráveis na Rússia permitiram aos produtores aumentar a área de plantio e eles esperam uma boa colheita, enquanto o mau tempo na Ucrânia aumentou preocupações sobre a produção de grãos do próximo ano.

Os grãos de inverno da Rússia estão em ótima condição duas semanas antes do início do inverno no Hemisfério Norte e foram semeados durante o melhor período, disse o chefe do serviço estatal de meteorologia Hydrometcentre.

"Somente cerca de 3 por cento da área pode ser considerada em más condições", disse Roman Vilfand durante coletiva de imprensa em Moscou na quarta-feira.

A área semeada por produtores russos neste ano é a maior em sete anos e eles podem plantar mais nas próximas semanas, melhorando as projeções para a safra 2017 após a colheita recorde deste ano.

A área de semeadura de inverno na Ucrânia, onde a seca de verão foi substituída por fortes chuvas em outubro, está em cerca de 5,9 milhões de hectares, abaixo dos 6,2 milhões de hectares previstos inicialmente, disse a consultoria UkrAgroConsult.

"O plantio tardio, uma queda substancial nas temperaturas em novembro antecedida pela seca somaram ao risco de perda de safra durante o inverno", disse a UkrAgroConsult em relatório.

(Por Pavel Polityuk e Polina Devitt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país