Trigo colhido no RS apresenta boa produtividade

Publicado em 18/11/2016 06:36

A colheita do trigo se encaminha para o final, com perspectiva de ser concluída nas próximas semanas. No momento, o percentual atinge 70% e as lavouras que ainda não foram colhidas são de trigo tardio ou trigo de duplo propósito (pastoreio e grão), como o Tarumã. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a maioria das lavouras tem superado a expectativa de produtividade esperada. As primeiras lavouras colhidas antes das chuvas fortes em outubro apresentaram produtividade acima de 4.200 kg/ha e pH 80, com relatos inclusive de lavouras com produtividade superior a 4.800 kg/ha. Já as lavouras colhidas em novembro, que pegaram chuvas fortes na maturação, apresentam produtividades de 3.000 a 3.600 kg/ha e o pH de 76 a 78.

No geral, o Estado vem produzindo um trigo de qualidade e com bom rendimento de produtividade, garantindo um produto que terá valor comercial no futuro, pois no momento o valor pago aos produtores está bem abaixo do preço mínimo, em torno de R$ 30,00/sc, e são poucas as alternativas de comercialização. Técnicos da Emater/RS-Ascar aconselham aos produtores a venda do trigo para fevereiro e março de 2017, quando haverá uma melhoria na comercialização.

A área plantada com milho atingiu 85% do total estimado para o Estado. As temperaturas adequadas e a presença do sol, aliado à boa umidade no solo, proporcionam um excelente desenvolvimento vegetativo das lavouras, com uma coloração verde escuro forte, e favoreceram a floração das lavouras e início da formação das espigas. Até o momento a cultura se apresenta com excelente expectativa de produção.

As condições climáticas favoráveis intensificaram o plantio da soja nesta semana, atingindo 39% da área prevista para o Estado. Foi observado que em áreas em Tuparendi, Doutor Mauricio Cardoso e Novo Machado, cujas lavouras foram implantadas bem cedo (setembro) com variedades precoces, algumas já estão fechando o dossel. As lavouras de soja no RS estão sendo formadas com um bom nível de tecnologia.

A grande maioria das regiões produtoras de feijão está finalizando a semeadura, restando os Campos de Cima da Serra, cujas áreas serão semeadas em meados de dezembro, sendo um zoneamento intermediário entre as duas safras. A lavoura se encontra com bom desenvolvimento e as condições climáticas da semana (chuvas regulares, boa umidade do solo, radiação solar intensa e temperaturas mais elevadas) favorecem o desenvolvimento da cultura. Nessas condições, as áreas implantadas aceleram a atividade fotossintética e a planta vem garantindo o potencial produtivo.

Apesar do tempo úmido e por vezes chuvoso, os produtores de arroz têm se esforçado para finalizar o plantio dentro do prazo hábil que, na maioria das zonas produtoras, se encerra em novembro. No momento, o percentual alcança 85% da área, situando-se na média dos últimos anos. Algumas lavouras têm apresentado desenvolvimento mais lento que o desejado, em função das temperaturas mais baixa à noite, mas no geral pode ser considerado bom.

Citros - Está encerrada a safra de citros no Vale do Caí, principal região produtora do Rio Grande do Sul. As últimas frutas que estão sendo colhidas são do tangor Murcott, que é um híbrido natural de tangerina com laranja. O preço médio recebido pelos citricultores pela caixa de 25 kg de Murcott é de R$ 40,00. O tempo tem ajudado no desenvolvimento das frutas que darão origem à próxima safra, já que tem chovido com regularidade, propiciando bom crescimento. Os citricultores estão realizando roçadas nos pomares e tratamentos preventivos à ocorrência de doenças.

Pastagens - O campo nativo está em plena fase de brotação e a produção de pastagens, proporcionando maior disponibilidade de matéria verde com alta qualidade nutricional, onde as espécies de nativas gramíneas e leguminosas formam uma composição bastante diversificada de plantas forrageiras, oferecendo melhores condições alimentares para os rebanhos. De maneira geral, as pastagens cultivadas de inverno, como azevém e aveia, se encaminham para o final de ciclo, com redução de crescimento e aumento da quantidade de fibras e redução das proteínas. Por outro lado, as pastagens cultivadas perenes de inverno estão em fase de pleno desenvolvimento, como trevos e cornichão, destacando-se pela grande oferta e qualidade dessas leguminosas. Também já teve início a implantação e o desenvolvimento vegetativo das espécies forrageiras cultivadas anuais de verão, como milheto, capim sudão, sorgo forrageiro e aveia de verão, entre outras. Entre as espécies perenes de verão destaca-se o tifton, cultivado em praticamente todos os municípios, sendo estratégico para o manejo alimentar dos rebanhos, especialmente na produção de leite a pasto, em sistema de pastoreio rotativo. As lavouras de milho destinadas para a produção de silagem estão em plena fase de desenvolvimento e recebendo os tratos culturais preconizados para a época, especialmente adubação nitrogenada mineral e/ou orgânica em cobertura.

Ovinocultura - Os rebanhos ovinos das diversas regiões do Estado permanecem apresentando boas condições nutricionais e sanitárias. Com o clima favorável ao desenvolvimento dos campos nativos, a oferta de volumoso aumentou e o rebanho ganha peso. A parição está encerrada e é finalizando os manejos de assinalação, castração e descola. Conforme as condições do clima, a esquila vai se acelerando. A comercialização de animais para abate é pequena na maioria dos municípios do Estado, devido à baixa oferta de cordeiros terminados. Os criadores estão preparando os cordeiros para ofertar no final do ano, quando os preços são mais atrativos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário