Por falta de chuvas, trigo do sudeste de Buenos Aires, Argentina, tem potencial comprometido

Publicado em 02/12/2016 09:00

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) alertou nesta sexta-feira (2) que, caso não sejam registradas chuvas no sudeste de Buenos Aires, a produção de trigo poderia ser afetada nesta região, principalmente no que diz respeito aos rendimentos.

"Se não forem registradas novas chuvas, o estado de baixa umidade poderia impactar negativamente a produção local do trigo, cultivo que já apresenta parte de seu potencial de rendimento comprometido pelas geadas registradas semanas atrás em grande parte da região", disse a BCBA.

Segundo a entidade, a condição hídrica regular que se mantém sobre o sudeste de Buenos Aires "continua limitando o desenvolvimento normal da etapa crítica de grão pastoso, razão pela qual não se descarta a possibilidade de registrar quedas na produção total".

A nível de país, já se colheu 28,9% da superfície plantada, com uma média de produtividade de 42 sacas por hectare. Um volume de cerca de 3 milhões de toneladas já foi colhido.

Zona Núcleo

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) apontou, por sua parte, que a zona núcleo produziria entre 700 mil e 1 milhão de toneladas a mais do que no ano passado, devido ao maior nível tecnológico aplicado e ao entusiasmo visto nas intenções de plantio.

Os indicadores desta região mostram uma média de produtividade de 58 sacas por hectare, devendo ficar próxima das 63 a 70 sacas por hectare ao final da safra, de acordo com as estimativas da BCR.

A zona núcleo argentina é composta por alguns departamentos das províncias de Buenos Aires, Santa Fe e Córdoba.

Com informações do Agrositio

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão