Conab faz novas operações de apoio a produtores de trigo

Publicado em 12/01/2017 13:24

Na próxima quarta-feira (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil com mais dois leilões.   

O primeiro será de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas (Pepro), pela venda e escoamento de 137,5 mil t do produto, safra 2016/17. Em seguida, a Companhia fará a oferta de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) para 52,5 mil t de trigo em grãos, também da safra 2016/17.

Os leilões de Pepro e PEP de trigo vêm sendo realizados desde dezembro, em atendimento à demanda apresentada ao governo por representantes do setor. As operações foram retomadas na primeira semana de janeiro, com o objetivo é incentivar a equalização de preços do trigo produzido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receberem o prêmio, elas também precisam comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.

Em 2016, a Companhia realizou três leilões de Pepro, quando foi ofertada subvenção para 592,5 mil toneladas de trigo e negociado prêmio para 397 mil t. Além destas, também foram realizadas três operações de PEP, com a oferta de 322,5 mil toneladas e a comercialização do prêmio para 47,7 mil t.

Clique aqui para acessar os avisos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário