Trigo: Liquidez diminui, mas preço segue firme

Publicado em 21/02/2017 11:52

O ritmo de negócios envolvendo trigo no mercado doméstico voltou a se desacelerar nos últimos dias, mas os preços do cereal se mostram relativamente firmes na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

A desvalorização do dólar frente ao Real, que deve continuar favorecendo a importação de trigo, e dificuldades logísticas, devido à falta de caminhões – que estão voltados à entrega da safra verão, elevando os custos a compradores de trigo – desestimulam aquisições de novos lotes.

Além disso, agentes de moinhos consultados pelo Cepea relatam que a demanda por farinha de trigo permanece abaixo do esperado, com compras pontuais para atender às necessidades de curto prazo. Diante do menor processamento, o estoque do grão tem se mantido alto, diminuindo o interesse de compra no mercado brasileiro.

No Rio Grande do Sul, no entanto, a liquidez tem se mantido firme, devido à demanda de moinhos por trigo do próprio estado e leilões realizados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O preço médio do trigo CEPEA/ESALQ no RS fechou em R$ 515,29/t nessa segunda-feira, 20, alta de 0,55% em sete dias.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão