Com 50% de chance de El Niño, produção de trigo na Austrália deve ser 32% menor do que 2016/17

Publicado em 06/03/2017 11:28

A safra 2017/18 de trigo da Austrália deve cair 32% em relação à safra anterior, disse o chefe do Escritório Australiano de Agricultura, Pesquisas Econômicas e Ciências Rurais (ABARES), uma vez que as condições ficam cada vez mais secas, diminuindo o potencial dos campos.

Agricultores do país, que é o 4º maior exportador mundial, vão colher 23,98 milhões de toneladas na próxima temporada, de acordo com a previsão do ABARES. Em 2016/17, este número foi de 35,13 milhões de toneladas.

Uma menor produção na Austrália deverá colocar alguma pressão nos preços globais, que atingiram uma baixa de 10 anos em agosto de 2016 por conta dos altos estoques.

A queda na produção vem mesmo com uma diminuição pequena de área, de apenas 1%. O plantio irá começar em abril, com o temor de que o retorno do El Niño poderá trazer um ambiente mais seco para a produção.

O Escritório de Meteorologia da Austrália divulgou uma estimativa na semana passada que apresentou uma chance de 50% para a ocorrência do El Niño.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agriculture.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem