Mercados futuros da Argentina pretendem negociar 50 milhões de toneladas de grãos neste ano

Publicado em 16/03/2017 09:43

Com uma safra agrícola estimada em 120 milhões de toneladas - considerando os grãos totais - alguns mercados a futuro da Argentina, como o Matba (Buenos Aires) e o Rofex (Rosario - Santa Fe) confiam que o volume de negócios pode superar as 50 milhões de toneladas para o próximo ano.

Até o momento, o recorde de operações com futuros de grãos se deu em 2012, com 44,5 milhões de toneladas negociadas. No ano passado, o volume chegou a pouco mais de 32,6 milhões de toneladas entre ambos os mercados.

Agora, com o novo contexto de políticas para o setor agropecuário e a interconexão da operação de ambas as entidades, a aposta é crescer 20% a 25% anualmente, ou seja, cerca de 10 a 15 milhões de toneladas por ano, conforme calculou o presidente da Rofex, Andrés Ponte, em entrevista ao jornal El Cronista.

O presidente da Matba, Marcos Hermansson, concordou com a estimativa e agregou que o crescimento da safra agrícola vem após o fim dos direitos de exportação sobre os produtos (com exceção da soja) e da abertura comercial dos mercados.

A Argentina passou de uma safra de trigo de 9 milhões de toneladas para 18 milhões de toneladas, de acordo com o Ministério da Agroindústria do país. O milho, de 30 milhões de toneladas, está estimado entre 37 a 38 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

Tags:

Fonte: Agrositio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.