Paraguai deverá ter queda de 40% na área de trigo em relação a 2016

Publicado em 11/04/2017 11:07

As perspectivas para o plantio de trigo no Paraguai este ano não são alentadoras. Deverá haver uma queda de 40% em relação ao ano de 2016, como manifestou Jorge Pleva, membro da Coordenadoria Agrícola do Paraguai. O plantio do cereal vai diminuindo ano após ano, comentou. Em 2016, foram plantados 493.924 hectares e, em 2017, seriam 300.000 hectares.

Isso se dá porque os preços não estão bons para a remuneração dos produtores. Com isso, o Paraguai acumula uma queda de mais de 100% em relação a três anos atrás e a estimativa de plantio deste ano significaria uma queda de 40% em relação ao ano passado.

Com isso, estima-se também que, a medida em que a superfície desse cultivo seja menor, a margem de exportação também deve se estreitar.

Segundo informações do Banco Central do Paraguai, em 2016 foram exportadas 805.611 toneladas de trigo por US$147.000.000, que em volume significou uma diminuição de 7% em relação às 872.333 toneladas exportadas em 2015.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Mercado segue lento; exportações recuam
Geada afeta áreas de feijão do sul do país e coloca segunda safra em risco
Feijão/Cepea: Menor oferta segue sustentando cotações
Cadeia da soja e biodiesel cresce quase 12% em 2025 e reforça força do agro brasileiro
Campanha “Arroz Combina” leva mensagem sobre valorização do grão a 12 milhões de pessoas e entra em nova fase
Arroz/Cepea: Abril registra maior média desde set/25, mas liquidez segue limitada