Na Folha: Produtor brasileiro, por ora, tem boas notícias dos EUA

Publicado em 11/05/2017 07:08
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

Os números de oferta e demanda de grãos do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) desta quarta-feira (10) trouxeram algumas boas notícias para o produtor brasileiro: queda de produção nos EUA, importação recorde da China e demanda mundial aquecida.

O ponto negativo é que, por ora, os números são apenas estatísticos e podem mudar.

Embora a área de soja tenha aumentado, a previsão de safra recua para 115,8 milhões de toneladas em 2017/18, abaixo dos 117,2 milhões de 2016/17.

Daniele Siqueira, da AgRural, adverte, no entanto, que essa estimativa de safra leva em consideração a linha de tendência de produção nos últimos anos, que é de 53,8 sacas por hectare.

Se a produtividade americana desta safra repetir a anterior, que foi de 58,4 sacas, a produção dos Estados Unidos dispara para 126 milhões de toneladas.

"Aí as coisas se complicam", diz ela. "Mas, até agora, o cenário não se apresenta ruim. O consumo é firme, e os estoques não estão tão elevados", acrescenta.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de s.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário