Geadas atingem 30% da área de trigo suscetível a perdas no Paraná, diz Ocepar

Publicado em 20/07/2017 14:21

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As geadas desta semana no Paraná atingiram aproximadamente 30 por cento da área plantada com trigo que está em fase suscetível a perdas, mas a possibilidade de uma quebra ainda não foi precificada pelo mercado, disse o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra.

"A geada foi mais forte no sudoeste e no sul, passando pelo oeste e pelo centro-oeste do Estado. O que o pessoal tem falado é que cerca de 30 por cento da área de trigo suscetível a perdas teria sido atingida", afirmou à Reuters, em conversa por telefone.

Esses 30 por cento representariam em torno de 1 milhão de toneladas da produção prevista, acrescentou o gerente da Organização das Cooperativas do Paraná.

Principal produtor nacional, o Paraná tinha safra estimada antes das geadas em volume superior a 3 milhões de toneladas do cereal neste ano, mais da metade do previsto para todo o Brasil. Os trabalhos de campo começam em setembro e se estendem até dezembro.

Turra ponderou, no entanto, que o prejuízo só poderá ser quantificado na próxima semana e que dificilmente totalizará o volume de 1 milhão de toneladas passível de perdas.

"Faz cerca de 30 dias que não chove no Estado. O caule (do trigo) está relativamente seco e a planta, com baixa umidade. Além disso, o frio veio sem chuva. Essa conjuntura favorece a planta a resistir mais. A sensação é que não teremos uma perda tão significativa", explicou.

Até o momento, o preço para a saca de 60 kg de trigo no Paraná não refletiu as geadas desta semana. Segundo Turra, o valor gira em torno de 36 reais.

A cotação ao produtor avançou cerca de 16 por cento nos últimos 30 dias, "mas basicamente pela redução da oferta", afirmou o gerente do Sistema Ocepar, lembrando que o momento é de entressafra.

Por fim, Turra destacou que o atual nível de câmbio poderia atenuar qualquer pressão de alta gerada pelos prejuízos da geada.

"O câmbio a 3,14, 3,15 reais (por 1 dólar) começa a chamar a atenção para importação (de trigo). Está mais ou menos na paridade."

As culturas de milho e café não tiveram prejuízos em função do frio, segundo o governo do Estado, assim como as áreas de cana, de acordo com associação do setor.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário