SC: Falta de chuva provoca redução de 10% no leite e 20% no trigo

Publicado em 01/08/2017 08:37

A falta de chuva já traz prejuízo no campo com perdas de 10% no leite e previsão de queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina. A estimativa faz parte de levantamento preliminar do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) e da Secretaria Estadual da Agricultura.

- No primeiro semestre, a produção de leite aumentou 8% mas, em julho, houve uma queda de 10% em relação ao volume previsto, em virtude da estiagem - afirma o secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Airton Spies.

Em relação ao plantio de trigo, os dados do Cepa/ Epagri já indicam uma queda de 23% na área plantada, que sofreu retração de 69 mil hectares para 53 mil hectares. De acordo com o engenheiro Agrônomo João Rogério Alves, essa redução se deve ao baixo preço na época do plantio, aliado à estiagem. Com isso, os dados de junho já previam uma queda de 24% na produção, que foi de 229 mil toneladas no ano passado, baixando para 175 mil toneladas. Com a seca de julho, a queda de produção pode ser ainda maior.

O gerente comercial da Cooperativa Agroindustrial Alfa, que abrange mais de 80 municípios do Oeste e Planalto Norte, Lourenço Lovatel, estima que a redução na área plantada pode chegar a 30%, com quebra de mais 20% por falta de umidade. O presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, prevê que a quebra será ainda maior.

Veja a notícia na íntegra no site do Diário Catarinense

Fonte: Diário Catarinense

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul
Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados
É hora do Brasil importar arroz? Medida gera divergências entre governo e especialistas do setor
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul