Cultura do trigo se encaminha para final do ciclo no RS

Publicado em 06/10/2017 10:53

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (05/09), a cultura do trigo está avançando rapidamente para o final do ciclo de produção. Os maiores percentuais entre os estágios fenológicos são os de final de floração e enchimento de grãos.

As lavouras em maturação apresentam coloração amarela pouco intensa, com espigas pequenas e baixo potencial produtivo. As primeiras lavouras colhidas, menos de 1% do total plantado, apresentam produtividade abaixo do esperado e um aumento, em relação aos anos anteriores, na incidência de lagartas, necessitando maior número de aplicações de inseticidas em diversas delas.  

Segundo a Emater/RS-Ascar, as recentes chuvas acompanhadas de ventos fortes provocaram acamamento em algumas lavouras em estágio mais avançado do ciclo. A maioria das regiões produtoras continua com a previsão de que muitos agricultores irão solicitar o seguro (Proagro). Técnicos da Instituição já realizaram o primeiro laudo de vistoria e aguardam a proximidade da colheita para realizar o segundo laudo e, assim, determinar com maior precisão o percentual de perdas na cultura.

Fonte: Emater RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja convencional da Embrapa mira mercado premium e pode render bônus de até 30% ao produtor
Bolsa eleva projeções de safras de soja e milho da Argentina
Importações de soja norte-americana pela China mais que dobram em abril
ABIOVE atualiza projeções e confirma recorde de esmagamento de soja
Arroz/Cepea: Preços seguem em queda; produção global pode recuar e consumo tende a crescer
Feijão segue valorizado em meio à restrição de oferta e incertezas climáticas