Chuvas irregulares preocupam produtores de arroz no RS

Publicado em 15/01/2018 14:05

Áreas de instabilidade atuam sobre a região central e Norte do Brasil na manhã desta segunda-feira. Com isso, há previsão pancadas de chuva em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia ao longo do dia, principalmente no fim da tarde. Porém, mesmo assim, os trabalhos de colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra não deverão ser impactados, apenas devem ocorrer paralisações momentâneas.

A tendência de chuva diária em toda a faixa central e norte do Brasil deverá persistir ao longo de toda essa semana. Entretanto, não haverá mais períodos de invernadas, apenas chuvas na forma de pancadas. Como a atmosfera continuará com níveis elevados de umidade e forte calor, a previsão irá ser de pancadas de chuva, típicas dessa época do ano.

Vale ressaltar que algumas regiões do oeste da Bahia, do Tocantins, do sul do Piauí e das regiões norte de Goiás e de Minas Gerais poderão passar toda a semana sem registro de chuva. No entanto, isso não deverá trazer nenhum impacto ao potencial produtivo das lavouras, até porque há previsão de pancadas de chuva já na semana que vem em todas essas localidades.

O Sul do Brasil, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, deverá ter uma semana também marcada pelas pancadas de chuva. Nesta segunda-feira, duas áreas de baixa pressão atmosféricas, associadas ao forte calor e a umidade alta, deixarão o tempo instável e com possibilidades de chuva a qualquer hora do dia sobre grande parte das regiões produtoras da metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul.

O grande problema da região Sul continuará sendo a metade sul do Rio Grande do Sul, onde a chuva foi muito irregular durante o fim de semana, ficando abaixo dos 10 mm. Isso começa a trazer problemas e prejuízos para algumas lavouras da região. No arroz ainda não, mas para a soja sim. Porém, com a ausência de chuvas regulares e, sobretudo em bons volumes, os níveis de água dos reservatórios começam a baixar rapidamente, o que traz certa apreensão aos arrozeiros.

Ao longo desta semana, há previsão de novas pancadas de chuva apenas no final dessa semana, entre a quinta e a sexta-feira. Até lá, o Rio Grande do Sul deverá ter mais uma semana de forte calor. Com exceção apenas para o norte do estado, que ainda terá previsão de pancadas de chuvas para essa segunda-feira, mas a partir de amanhã o tempo ficará mais aberto.

Argentina

Na Argentina, houve registros de chuva neste fim de semana, e em muitas localidades os volumes superaram os 50 mm, elevando os níveis de umidade do solo e garantindo melhores condições tanto ao desenvolvimento das lavouras quanto a finalização do plantio da soja segunda safra. Ao longo da semana, há previsão de mais chuva sobre as principais regiões argentinas. O mesmo deve ocorrer no Paraguai.

Assim, em toda a América do Sul, a única região que merece um olhar mais criterioso é a metade sul gaúcha. Todas as demais regiões, ou seja, 98% devem continuar apresentando condições muito favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras, sejam elas grãos, perenes, como café, cana de açúcar e pastagens, bem como hortaliças e frutíferas. Vale ressaltar apenas o setor das hortaliças, que devido ao tempo mais chuvoso e nublado, tem registrado queda na produtividade nos principais centros produtores do país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    O Rio Grande do Sul tem diversas regiões com déficit hídrico... impossível dizer q não existem quebras pois as variedades precoces ficaram com o porte reduzido e estão em enchimento de grãos. As chuvas do último final de semana foram de baixo volume e em alguns lugares nem chegou a chover. Estamos entrando na fase mais crítica da cultura e existem mts pontos no estado que estão nessa situação

    1