Paraná começa colheita de milho e deve iniciar a de soja ainda nesta semana, diz Deral

Publicado em 06/02/2018 11:04

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná deu início à colheita do milho de primeira safra e deve começar ainda nesta semana os trabalhos envolvendo a soja da temporada 2017/18, dada a melhora nas condições climáticas, disse nesta terça-feira o diretor do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Francisco Carlos Simioni.

Pelas informações mais recentes do órgão da Secretaria de Agricultura paranaense, a colheita do chamado milho verão alcança 1 por cento da área, ligeiramente abaixo do observado há um ano, conforme Simioni.

"É um atraso que não preocupa. É um atraso ocasional, que pode ser superado com uma semana de sol", destacou ele em entrevista à Reuters, acrescentando que tais condições climáticas já permitem isso.

No caso da soja, a colheita ainda não começou, mas deve se iniciar nesta semana e avançar com força, com os produtores justamente buscando tirar vantagem do tempo mais seco.

"No ano passado já havia colheita, não muito, 1 ou 2 por cento. O que atrasou neste ano foi a chuva, de 25 de dezembro até o final de janeiro, o que alongou o ciclo", explicou o diretor do Deral.

O Estado está entre os maiores produtores de grãos do Brasil.

"Agora estamos com quatro dias de tempo firme... Com isso o pessoal vai entrar firme colhendo soja e plantando milho (de segunda safra)."

Até o momento, 2 por cento do chamado milho safrinha foi semeado no Estado, segundo o Deral.

Pelas estimativas mais recentes do Departamento, o Paraná deve colher menos de 3 milhões de toneladas de milho verão neste ano e mais de 19 milhões de toneladas de soja. A área a ser semeada com milho safrinha deve atingir 2,15 milhões de hectares.

(Por José Roberto Gomes)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.