Chuva desacelera colheita de grãos nos EUA e afeta transporte no Mississippi

Publicado em 10/10/2018 12:25

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) - O excesso de chuvas na semana passada desacelerou a colheita de milho e soja nos Estados Unidos, enquanto o aumento do nível da água fechou pelo menos três eclusas no rio Mississippi, uma importante artéria para o transporte de grãos do Meio-Oeste para o Golfo.

As ofertas em dinheiro para o milho transportado por barcaça para o Golfo firmaram-se na terça-feira, refletindo a demanda do exportador e o encolhimento do fornecimento, à medida que o aumento dos níveis dos rios diminuiu o tráfego de embarcações.

Os Estados Unidos são o maior fornecedor mundial de milho, e as vendas do grão representam um mercado agrícola do país que tem estado relativamente imune às brigas comerciais.

Os embarques de soja dos EUA para o principal comprador global, a China, caíram devido à disputa comercial do governo de Donald Trump com Pequim, mas a demanda mundial por milho permaneceu forte em meio ao aperto do fornecimento.

Meteorologistas previram mais chuvas nesta semana no oeste do Meio-Oeste, incluindo Iowa e Minnesota, antes de uma pausa no meio da semana.

No rio Mississippi, três eclusas entre Davenport (Iowa) e Quincy (Illinois) --as eclusas 16, 17 e 20-- já estavam fechadas na terça-feira devido ao aumento do nível da água, e pelo menos outras três próximas provavelmente fecharão, disse uma autoridade.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto