Paraná colhe um terço da safra de soja; plantio de milho atinge metade da área

Publicado em 12/02/2019 17:15

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná, um dos principais produtores de grãos do Brasil, havia colhido até segunda-feira 33 por cento da área plantada com soja na temporada 2018/19, avanço de oito pontos percentuais na comparação com a semana anterior, estimou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

Após o plantio mais rápido de sua história, os trabalhos de colheita também estão bem mais avançados na comparação com a temporada passada, quando em 19 de fevereiro produtores tinham colhido apenas 9 por cento da área.

Na safra atual, contudo, o tempo quente e seco que derrubou a safra em cerca de 3 milhões de toneladas, para 16,8 milhões de toneladas, segundo o Deral, também acelerou os trabalhos de colheita.

Pelo levantamento divulgado nesta terça-feira, 65 por cento das lavouras estão em "boas" condições, ante 86 por cento em fevereiro de 2018, quando o Paraná colheu uma safra recorde.

O Estado foi um dos mais prejudicados pela estiagem nesta temporada, colaborando para o Ministério da Agricultura reduzir nesta terça-feira ainda mais a produção brasileira, para 115,34 milhões de toneladas da oleaginosa.

Para os próximos dez dias, a maior parte do Estado deverá receber chuvas acima da média para o período, o que pode prejudicar os trabalhos de colheita, ao mesmo tempo em que favorece as lavouras recém-semeadas de milho segunda safra.

Até o momento, o Paraná plantou 47 por cento da "safrinha", e a maior parte dos campos (93 por cento) está em boas condições, segundo o Deral.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto