Paraná colhe um terço da safra de soja; plantio de milho atinge metade da área

Publicado em 12/02/2019 17:15

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná, um dos principais produtores de grãos do Brasil, havia colhido até segunda-feira 33 por cento da área plantada com soja na temporada 2018/19, avanço de oito pontos percentuais na comparação com a semana anterior, estimou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

Após o plantio mais rápido de sua história, os trabalhos de colheita também estão bem mais avançados na comparação com a temporada passada, quando em 19 de fevereiro produtores tinham colhido apenas 9 por cento da área.

Na safra atual, contudo, o tempo quente e seco que derrubou a safra em cerca de 3 milhões de toneladas, para 16,8 milhões de toneladas, segundo o Deral, também acelerou os trabalhos de colheita.

Pelo levantamento divulgado nesta terça-feira, 65 por cento das lavouras estão em "boas" condições, ante 86 por cento em fevereiro de 2018, quando o Paraná colheu uma safra recorde.

O Estado foi um dos mais prejudicados pela estiagem nesta temporada, colaborando para o Ministério da Agricultura reduzir nesta terça-feira ainda mais a produção brasileira, para 115,34 milhões de toneladas da oleaginosa.

Para os próximos dez dias, a maior parte do Estado deverá receber chuvas acima da média para o período, o que pode prejudicar os trabalhos de colheita, ao mesmo tempo em que favorece as lavouras recém-semeadas de milho segunda safra.

Até o momento, o Paraná plantou 47 por cento da "safrinha", e a maior parte dos campos (93 por cento) está em boas condições, segundo o Deral.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário