Mars eleva previsões para safras de trigo e milho da UE; reduz para cevada

Publicado em 17/06/2019 16:07

PARIS (Reuters) - Chuvas benéficas em boa parte da União Europeia levaram o serviço de monitoramento do bloco a aumentar sua previsão mensal de produtividade para as colheitas deste ano de trigo e milho, mas condições de seca na Espanha contribuíram para uma revisão para baixo na cevada.

O serviço de monitoramento de safras da UE, Mars, elevou em relatório nesta segunda-feira sua estimativa para a produtividade do trigo soft na UE em 2019 para 6,10 toneladas por hectare (t/ha), ante 6,05 t/ha no mês passado.

O número representa uma alta de 8,6% em relação ao nível do ano passado, quando a safra foi afetada por uma seca, e um avanço de 2,7% em relação à média dos últimos cinco anos.

Sua projeção para a produtividade do milho na UE foi ampliada para 8,05 t/ha, contra 7,92 t/ha anteriores, estando agora 5,7% acima da média de cinco anos. Já o rendimento esperado para a cevada foi reduzido para 4,92 t/ha, ante 4,96 t/ha no mês passado, ainda que esteja 1,2% acima da média de cinco anos.

A chuva alavancou as safras em partes do norte e do centro-norte da Europa, incluindo Alemanha e Polônia, que haviam experimentado um período de seca em abril, enquanto as precipitações abundantes no sul da Europa e na Itália também proporcionaram boa umidade.

Em contraste a isso, o clima quente e seco na Espanha rebaixou o potencial de rendimento dos cereais de inverno e da cevada de primavera, aumentando o risco de restrições de água para irrigações de verão em safras como a de milho, disse o Mars.

A perspectiva piorada na Espanha levou o Mars a reduzir sua projeção para a produção de cevada de primavera no bloco para 4,14 t/ha, ante 4,20 t/ha no mês passado. O número está 3,9% acima do rendimento do ano passado, mas agora 0,5% abaixo da média de cinco anos.

Na França, principal produtora de grãos da UE, as projeções para trigo soft e cevada de inverno foram diminuídas. O Mars citou o impacto de uma tempestade ocorrida em 7 de junho, que atingiu alguns plantios, além do clima úmido e nublado na semana passada, que aumentou a pressão por doenças na safra, as limitações de luz solar e a seca no sudeste.

A previsão para a canola 2019 na UE avançou marginalmente, para 3,14 t/ha, contra 3,13 t/ha no mês passado, agora 8,8% acima do nível do ano passado, mas 3% abaixo da média de cinco anos, segundo o Mars.

O período de semeadura atingido por secas e as perspectivas de rendimentos reduzidas por condições climáticas levaram analistas a esperarem a menor colheita de canola na UE em mais de uma década neste ano.

Para a beterraba sacarina, o Mars reduziu sua estimativa de produtividade para 75,7 t/ha, ante 76,5 t/ha anteriores. A cifra está 11% acima do ano passado, além de 0,5% acima da média de cinco anos.

(Reportagem de Valerie Parent e Gus Trompiz)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto