Mars eleva previsões para safras de trigo e milho da UE; reduz para cevada

Publicado em 17/06/2019 16:07

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - Chuvas benéficas em boa parte da União Europeia levaram o serviço de monitoramento do bloco a aumentar sua previsão mensal de produtividade para as colheitas deste ano de trigo e milho, mas condições de seca na Espanha contribuíram para uma revisão para baixo na cevada.

O serviço de monitoramento de safras da UE, Mars, elevou em relatório nesta segunda-feira sua estimativa para a produtividade do trigo soft na UE em 2019 para 6,10 toneladas por hectare (t/ha), ante 6,05 t/ha no mês passado.

O número representa uma alta de 8,6% em relação ao nível do ano passado, quando a safra foi afetada por uma seca, e um avanço de 2,7% em relação à média dos últimos cinco anos.

Sua projeção para a produtividade do milho na UE foi ampliada para 8,05 t/ha, contra 7,92 t/ha anteriores, estando agora 5,7% acima da média de cinco anos. Já o rendimento esperado para a cevada foi reduzido para 4,92 t/ha, ante 4,96 t/ha no mês passado, ainda que esteja 1,2% acima da média de cinco anos.

A chuva alavancou as safras em partes do norte e do centro-norte da Europa, incluindo Alemanha e Polônia, que haviam experimentado um período de seca em abril, enquanto as precipitações abundantes no sul da Europa e na Itália também proporcionaram boa umidade.

Em contraste a isso, o clima quente e seco na Espanha rebaixou o potencial de rendimento dos cereais de inverno e da cevada de primavera, aumentando o risco de restrições de água para irrigações de verão em safras como a de milho, disse o Mars.

A perspectiva piorada na Espanha levou o Mars a reduzir sua projeção para a produção de cevada de primavera no bloco para 4,14 t/ha, ante 4,20 t/ha no mês passado. O número está 3,9% acima do rendimento do ano passado, mas agora 0,5% abaixo da média de cinco anos.

Na França, principal produtora de grãos da UE, as projeções para trigo soft e cevada de inverno foram diminuídas. O Mars citou o impacto de uma tempestade ocorrida em 7 de junho, que atingiu alguns plantios, além do clima úmido e nublado na semana passada, que aumentou a pressão por doenças na safra, as limitações de luz solar e a seca no sudeste.

A previsão para a canola 2019 na UE avançou marginalmente, para 3,14 t/ha, contra 3,13 t/ha no mês passado, agora 8,8% acima do nível do ano passado, mas 3% abaixo da média de cinco anos, segundo o Mars.

O período de semeadura atingido por secas e as perspectivas de rendimentos reduzidas por condições climáticas levaram analistas a esperarem a menor colheita de canola na UE em mais de uma década neste ano.

Para a beterraba sacarina, o Mars reduziu sua estimativa de produtividade para 75,7 t/ha, ante 76,5 t/ha anteriores. A cifra está 11% acima do ano passado, além de 0,5% acima da média de cinco anos.

(Reportagem de Valerie Parent e Gus Trompiz)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário