Federarroz avalia positivamente o Plano Safra como inovador

Publicado em 19/06/2019 11:22
Para entidade arrozeira, apesar das inovações, juros ainda são altos e para a cultura do cereal não houve nenhum incentivo

O Plano Safra foi marcado por inovações e novidades. A afirmação é do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, ao avaliar o planejamento divulgado nesta terça-feira, dia 18 de junho, em Brasília (DF), pelo Governo Federal. Conforme o dirigente, um dos principais pontos é a unificação dos planos da agricultura empresarial e familiar sem segregação,mas tratando cada segmento com a devida especificidade. 

Dornelles destacou a linha de crédito para a construção de moradias para a agricultura familiar e, especialmente, o Fundo de Aval com uma linha para renegociações, anunciados durante o Plano Safra. "Eu vejo este Fundo como uma inovação muito forte que contempla as renegociações, inclusive como uma ferramenta inteligente e desafiadora, porque não sabemos como será a adesão e como se fará entre os produtores", explicou.

Apesar da alta moderada dos juros, Dornelles avaliou que há uma compensação à medida em que o apoio para o seguro agrícola, objetivando mitigar riscos, estará sendo fortemente subvencionado, com um valor histórico de R$ 1 bilhão. Além disso, o presidente da Federarroz lembra que os juros são altos quando comparados com os concorrentes internacionais. "Se comparado com o ano passado, haverá esta compensação à medida que teremos este apoio mais forte para a subvenção ao seguro agrícola. Esta é uma crítica não só a este Plano Safra, como também à edições passadas, pois seguimos com juros elevados no contexto que estamos inseridos neste mercado global. Dizem que o Brasil vai alimentar o mundo, mas precisa fazê-lo com custos compatíveis", observou.

Especificamente para setor arrozeiro, o dirigente avaliou que infelizmente não há novidades, com exceção do aumento do preço mínimo na ordem de 9%. "Houve este aumento, mas não traz qualquer alento aos sérios problemas que temos com a influência do Mercosul e elevado custo de produção. Acreditamos que o arroz seguirá em processo de reconversão, a área cultivada deverá seguir caindo de forma consistente", salientou.

Dornelles ressaltou que o Ministério da Agricultura fez um plano agrícola possível dentro da responsabilidade fiscal. "Foi o possível diante dos desafios do atual governo e do país. Apesar de acreditar que não traz nenhum motivo de comemoração, não deixa de ser inovador e positivo. Há uma clara percepção que os autores do plano deram atenção ao custeio e não privilegiaram investimento à medida em que o aumento de juro foi muito maior, mas para segmentos como a irrigação e armazenagem deverá ter claro incentivo", complementou.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão