Reunião da Comissão do Arroz da Farsul define prioridades das pautas do ano

Publicado em 01/07/2019 15:45

A Comissão do Arroz da Farsul realizou sua segunda reunião, nesta segunda-feira (1/7), após o processo de reinstalação. O encontro aconteceu em São Sepé, sendo o primeiro fora da sede da Federação, e contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira. O debate girou em torno do atual quadro da cultura e as definições dos principais temas a serem tratados neste ano.

Na primeira reunião foi utilizada a análise SWOT, onde são apontadas as principais ameaças, fraquezas, forças e oportunidades. A partir da listagem, foram definidos os três principais assuntos de cada item que serão trabalhados nos próximos encontros. Gedeão Pereira, ao analisar a relação completa comentou sobre os itens. Ele deu especial atenção ao Mercosul e suas assimetrias e o acordo com a União Europeia. “Tenho a esperança que o acordo possa fazer o Mercosul começar, efetivamente, a trabalhar em bloco, hoje não somos um, mas quatro países”, afirma.

A questão tributária, para o presidente, também merece atenção, “Precisamos que o Mercosul aconteça em todos os sentidos e para isso precisamos equilíbrio tarifas”, comenta. Ele anunciou que o grupo Farm, formado pelas associações rurais do Mercosul , pretende promover a liberdade de negociação entre os países, iniciando pelo gado em pé.

Gedeão destacou o trabalho que vem sendo feito na integração entre as áreas do Sistema Farsul e citou o trabalho da Comissão do Meio Ambiente que tem resultado direto para a lavoura arrozeira como exemplo. “As ações da Comissão e a presença nos comitês de bacias pelo estado tem colaborado muito no trabalho dos arrozeiros”, lembra.

O coordenador da Comissão do Arroz, Francisco Schardong, ressalta que os encontros pelo estado faziam parte da estratégia de reformulação. “Quando da reinstalação, uma das metas era levar os encontros para o interior, principalmente para áreas onde o arroz é uma cultura tradicional. É o caso de São Sepé que é o centro de região com orizicultura forte”, comenta.

Ao longo da reunião, os representantes dos sindicatos relataram a situação da cultura em suas regiões. O quadro de crise é preocupante. “O arroz vive um momento delicado, ele precisa de carinho. Vem de uma crise de mais de 15 anos por isso é importante o trabalho dessa Comissão” avalia Schardong. Ele destaca a postura da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que demonstra conhecimento e preocupação com o atual cenário. “Esse novo momento das Comissões, a integração com a ministra e a maneira como está sendo vista a lavoura de arroz parece que finalmente os órgãos que tem a caneta de decidir começaram a ficar preocupados”, concluiu o dirigente.

Tags:

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto