Aliança francesa de grãos deve disputar mercados com trigo do Mar Negro

Publicado em 22/07/2019 15:58

LOGO REUTERS

Por Valerie Parent e Gus Trompiz

PARIS (Reuters) - Uma aliança francesa de cooperativas exportadoras de grãos criada para enfrentar a oferta de fornecedores do Mar Negro pode não ser suficiente para impedir que o maior exportador da UE perca o vital mercado argelino para o trigo russo, disseram comerciantes e analistas.

A inauguração neste mês da Grains Overseas, uma aliança inédita pela qual InVivo, Axereal e NatUp combinarão suas exportações de trigo soft e cevada para ração para além da União Europeia, é uma resposta aos crescentes embarques russos e ucranianos.

A ascensão da Rússia para se tornar o maior exportador de trigo do mundo reduziu as vendas francesas em países importadores como Egito e Marrocos, tornando a França mais dependente da Argélia, cujos requisitos para compras na prática impedem negócios com trigo russo.

Na temporada de 2018/19 até 30 de junho, a França embarcou perto de 10 milhões de toneladas de trigo soft fora da UE, em comparação com os níveis de mais de 12 milhões vistos no início desta década.

A Grains Overseas, que envolverá a fusão de mesas de operações e compras conjuntas, tem como objetivo manter grandes volumes de grãos franceses no norte da África, evitando perdas financeiras que prejudicaram as mesas de negociação nos últimos anos.

"Isso pode agitar o setor na França, que percebeu que não está sozinha nos mercados de exportação", disse um trader. "O fato de você ter três grandes cooperativas envolvidas pode forçar o mercado francês a competir com os preços internacionais".

A França também está aceitando o fato de que os fornecedores do Mar Negro geralmente têm uma vantagem em qualidade e preço.

Alguns analistas alertam que a França está praticamente acordando agora para o despertar da região do Mar Negro.

A Rússia planeja investir dezenas de bilhões de dólares até 2035 no setor de grãos e buscar ativamente acesso a países como Argélia e Arábia Saudita, que são cruciais para as exportações da UE.

"No dia em que a Argélia se voltar para a Rússia, os franceses estarão em uma situação complicada", disse um operador do mercado de grãos.

"Até que eles possam competir em qualidade e preço com o Mar Negro, as cooperativas francesas podem se consolidar o quanto quiserem, que isso não mudará nada", acrescentou.

Os envios para a Argélia representaram pouco mais de metade das exportações francesas de trigo soft para fora da UE em 2018/19. Um limite estrito para danos causados ​​por insetos atualmente impede que trigo do Mar Negro seja oferecido em leilões da Argélia.

Restrições orçamentárias e mudanças de funcionários em órgãos ligados às exportações em meio a uma contínua crise política na Argélia poderiam encorajar o país a mudar de rumo e aceitar suprimentos russos mais baratos, dizem alguns operadores.

A InVivo, que aderiu à aliança de cooperativas francesas, reconhece os riscos na Argélia.

"Já que estamos em uma posição frágil hoje, se ganharmos mais dois, três anos (sem a concorrência do Mar Negro) isso ajudaria", disse o presidente-executivo da InVivo, Thierry Blandinieres.

(Reportagem de Valerie Parent e Gus Trompiz em Paris, reportagem adicional de Polina Devitt em Moscou)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário